jump to navigation

Perguntas e respostas com Conrad Brunner 26/09/2009

Posted by Thiéres Rabelo in Notícias.
trackback

O colunista do website oficial do Pacers, Conrad Brunner, escreveu ontem (25) um artigo onde ele tenta dar respostas para as principais dúvidas que todos têm sobre o time, que assim como em 2008, passou por grandes mudanças de elenco. Há de se dar crédito às palavras de “Bruno”, que vive o dia-a-dia do Pacers.

Quando e como Mike Dunleavy jogará?
dun
Leitores assíduos de seu Blog sabem que sua recuperação está bem à frente do previsto e que Dunleavy espera treinar normalmente já na próxima semana. O que isso significa em relação ao seu condicionamento físico e à sua preparação ainda não é sabido, mas está bem claro que ele estará jogando em algum ponto já no início da temporada, senão já na primeira partida.

Talvez a equipe médica do time procure frear um pouco seu retorno às quadras, para reduzir as possibilidades de uma piora do joelho, porém as notícias de Dunleavy, até agora são boas.

T.J. Ford está preparado para a titularidade?
tj
Apesar da ida de Jarrett Jack para Toronto ter sido uma grande perda, ela remove quaisquer dúvidas sobre quem será o titular na armação. Apesar de Ford ter tido problemas para aprender a como jogar sem a bola – um dos requisitos do sistema ofensivo de O’Brien -, ele teve uma temporada sólida, com a maior média de pontos de sua carreira (14,9) e sendo uma boa opção de pontuação nos finais das partidas.

Com o tempo que ele teve de absorver e se adaptar ao esquema de jogo, o próximo desafio de Ford é assumir por completo a posição e executar mais o papel de liderança no time. Enquanto ele não fizer isso, ele nunca achará seu lugar na NBA.

Quantas vagas de titular estão disponíveis?
rush_hib
As duas posições no quinteto titular que serão mais cortejadas são ala-armador e pivô. Granger, Ford e Murphy parecem garantidos como ala, armador e ala-pivô, respectivamente. Brandon Rush terminou a última temporada como titular e tem tudo para ser o futuro da posição dois, mas ele pode esperar competição forte de Dahntay Jones, sem mencionar Duanleavy, quando este estiver com forças totais. Na cinco, Hibbert será muito pressionado pelo recém-chegado Solomon Jones, que assim como Dahntay, traz uma forte presença defensiva.

Onde está o equilíbrio entre ataque e defesa?
defense1
Tudo o que se falou nessa offseason foi sobre o fortalecimento defensivo da equipe, fato confirmado com as contratações de Watson, Head e os dois Jones. O desafio será encontrar um ponto de equilíbrio entre o forte sistema ofensivo do time e a criação de uma presença defensiva efetiva. Não espere que o Pacers vá fazer placares de 91 a 85, por exemplo. Isso simplesmente não faz parte da personalidade do time.

A defesa que se espera do time se fará mais nos momentos finais das partidas, quando ela será muito necessária. Para um time que perdeu 12 jogos por três pontos ou menos em 08-09, esse tipo de defesa poderá representar a diferença entre os Playoffs e a Loteria.

Quanto será o impacto dos agentes livres contratados?

Watson, ambos os Jones e Head são jogadores experientes, que cumprem seus papéis em quadra e são responsáveis o bastante para entrar em quadra. Eles fortalecerão a mentalidade defensiva da equipe, a começar pelos treinos, onde o comprometimento para com essa parte do jogo deve ser reforçada.

Dahntay Jones poderia muito bem assumir a titularidade como ala-armador, enquanto Earl Watson oferece um ótimo suporte na armação. Solomon Jones pressionará Hibbert. Juntos eles podem formar uma boa complementação na cinco. Luther Head oferece uma boa flexibilidade no perímetro.

Granger ainda pode melhorar?
granger_090129_5
Todo ano até agora, a resposta foi um sonoro “Sim”, vide a última temporada, onde ele se tornou um dos melhores pontuadores da liga, foi nomeado para o Jogo das Estrelas e ganhou o prêmio de Most Improved Player (jogador de maior melhora). Então, e agora?

Se sua média de pontos diminuir, não veja isso como um regresso na carreira. Uma rotação melhorada, o retorno de Dunleavy e uma sensível redução no ritimo de jogo poderão diminuir os números de Granger. Seu crescimento não será medido nas box scores, mas na sua liderança, a começar por sua mentalidade defensiva. Se ele tomar posse da defesa, o restante será conseqüência. Já ofensivamente, ele não será medido pelo “quanto” ele pontua, mas sim “como”. Ele ainda precisa desenvolver seu domínio de bola, sua penetração e seus passes.

Qual será o papel do banco de reservas?

Se os novos agentes livres não se firmarem no quinteto titular, eles têm o potencial de formar um bom grupo defensivo, capaz de mudar uma partida. De qualquer forma, Watson, Dahntay e Solomon são certamente capazes de dar ao segundo quinteto do time o que lhe faltou nos últimos anos: uma identidade definida e uma personalidade intra-quadra.

O time é bom o bastante?
pacers
Este tópico tem causado muitos debates entre os especialistas. O fato de o time não ter feito nenhuma contratação de peso, há um conscenso entre eles de que o time não melhorou. O que está sendo esquecido é o seguinte: os mesmos críticos que apontam desde o ano passado a defesa como principal fraqueza do time não estão levando em consideração o impacto que as novas contratações poderão causar nessa área.

Com uma defesa mais forte, um Dunleavy saudável, uma concreta melhora de Rush e Hibbert e o possível impacto de Hansbrough, existem bastantes razões para se crer que o Pacers é um candidato real aos Playoffs.

Você concorda?

Anúncios

Comentários»

1. FelipeGeyer - 26/09/2009

Ta na cara q as contratações foram feitas para melhorar o sistema defensivo q foi muito criticado na última temporada.

2. Thiéres Rabelo - 26/09/2009

Uma coisa muito importante que foi falada é o efeito que a defesa vai causar. Não é que o time vai tomar 90 pontos ou menos por jogo, mas nesses jogos de placar apertado ela pode ser a diferença. Imaginem se, dos 12 jogos que perdemos por três pontos ou menos, tivéssemos ganhado três. Estaríamos nos ‘Offs.

3. Flávio de Aquino - 27/09/2009

O blog está cada vez melhor!!
Parabéns!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: